Grimm e suas adaptações

Os irmãos Grimm são famosos pela criação de fábulas infantis que se tornaram famosas durante os anos, como Chapeuzinho Vermelho, Branca de Neve e a Bela Adormecida. Hoje podemos ver a mudança de rumo que essas histórias tomaram em novas adaptações. Numa evolução televisiva, os  se transformaram em uma série de TV e, nessa série, além de modificar algumas aparências, houveram também mudanças nas histórias que por tantos anos ficaram intactas.

Na série criada em 2011 por Stephen Carpenter e David Greenwalt, os Grimm são capazes de enxergar a verdadeira alma dos Wesen, que são criaturas diferenciadas. Um Wesen muito conhecido é encontrado na história da Chapeuzinho Vermelho, o famoso Lobo Mau. Nesse sentido, a série é construída baseada nas histórias infantis mas contextualizadas nas situações do mundo contemporâneo.

Image

Ao contrário das primeiras histórias escritas pelos irmãos Grimm, na série é possível encontrar Wesens que vivem em harmonia na sociedade, sem causar nenhum tipo de perigo para os humanos, como por exemplo os Bauerschwein que dão vida aos porquinhos da história dos Três Porquinhos. Na série, podemos perceber que as características que definem os personagens são sempre para demonstrar seu caráter, como por exemplo, os Bauerschwein são pessoas calmas, trabalhadoras e isoladas da sociedade, demonstrando assim a essência dos Três Porquinhos. Outro grande exemplo é o Seltenvogel, que nas fábulas seria a galinha dos ovos de ouro. Nesta série existe uma rivalidade entre algumas das especieis de Wesen, mesclando assim muitas das histórias que antes eram separadas pelos livros.

Image

As modificações feitas aconteceram por uma nova cultura, uma nova identidade que foi aparecendo após essas histórias. Na série Grimm, os ajustes que foram feitos para que essas “bestas” vivessem em paralelo com os humanos aconteceu graças à cultura que evoluiu da forma que se tornou necessário criar novos cenários. Um grande exemplo é a Chapeuzinho Vermelho, no livro tem como principal vítima a avó porém, na série, a vítima é a própria jovem, que é ataca pelo Wesen que representa o Lobo Mau da história no livro. O fato da sociedade ter evoluído e criado limites contra algumas dos contos de fadas faz com que essas mudanças sejam muito mais palpáveis nos dias atuais.

Por fim, a série tem como intuito mostrar o lado mais sinistro das fábulas, encaixando-as na civilização, nas cidades grandes e em histórias que podem ser comparadas com fatos que acontecem no dia-a-dia.

Anúncios