Homem- Aranha

Um dos personagens de maior sucesso da Marvel Comics e um dos mais populares super heróis dos quadrinhos foi criado por Stan Lee e Steve Ditko, na década de 1960. A novidade do homem-aranha era utilizar seus poderes para ganhar dinheiro, pois sua família era mais pobre, isso o deixava mais humanizado diferente dos outros super-heróis que a maioria eram ricos. Era uma marca cultural diferente que a população não estava acostumada, talvez por isso o homem-aranha fez tanto sucesso, ele passava uma imagem do americano mais humilde.

 Peter Parker virou órfão quando ainda era pequeno e foi morar com seus tios em Nova York, tornou-se um adolescente tímido, sem jeito com as garotas, mas muito inteligente. Na adolescência quando observava um aparelho de radiação foi picado por uma aranha, que tinha sido modificada geneticamente, assim Peter sofre mudanças nos seus genes, ele adquiri as habilidades das aranhas, ele solta teia, escala prédios e seus reflexos estão mais aguçados.

No início Parker fica animado com seus poderes e só pensa nele próprio, se envolve nas lutas ilegais para ganhar dinheiro e não liga em ajudar a lutar contra os bandidos da cidade. Seus pensamentos mudam quando seu tio é assassinado por um bandido que Parker deixa fugir, depois disso ele decide que vai usar seus poderes para virar um herói e livrar Nova York dos bandidos. Nesse momento começam suas aventuras, ele cria uma roupa para usar de disfarce para não descobrirem quem ele era, uma identidade secreta que todo super-herói possuía.

primeira segundo v

Como todo super-herói tem que ter um romance, com o homem-aranha não seria diferente. Mesmo sendo tímido ele se apaixona por Gwen Stacy, sua colega de faculdade, depois ele gosta da Mary Jane, nos filmes só aparecem essas duas paixões na vida de Peter Parker, porém nos quadrinhos ele se apaixona por mais uma garota, a secretária do seu chefe. A primeira mudança dos quadrinhos para o cinema foi o romance do herói, nos quadrinhos sua primeira paixão a Gwen Stacy é morta pelo vilão Duende Verde ai ele acaba se casando com a Mary Jane, mesmo não a amando como a Gwen.

Já no último filme lançado em 2012 “O espetacular Homem Aranha” a Gwen Stacy não morre na luta contra o vilão quem acaba morrendo é o pai da Gwen, assim Mary Jane nem aparece no filme. Essa mudança ocorreu pela cultura que estamos vivendo, os telespectadores mesmo gostando de filmes de ação pedem um ar mais romântico nesses filmes, e se a Gwen morresse acabaria com o romance, com isso o diretor faz uma adaptação no filme para parecer mais real aos dias de hoje.

 

juntas        terceira segundo

Mesmo homem-aranha surgindo em 1960 nos quadrinhos, demorou 42 anos para virar filme, pois, ninguém conseguia achar um jeito de adaptar a história para o cinema, foi em 1999 que a Sony compra os direitos do personagem da Marvel. Assim em 2002 o primeiro filme é lançado, com algumas adaptações, eles tiraram a maioria dos vilões, porém a teia que surgia da mão dele foi mantida. Nesse filme quem é o par romântico do Peter Parker é a Mary Jane que não sabe sua identidade. A seqüência seguinte, “Homem-Aranha 2” lançado em 2004 e “Homem-Aranha 3” lançado em 2007, seguiram a trilogia, ele combatia os vilões e vivia romance com Mary Jane. No último filme Mary Jane descobre que Peter Parker é o homem-aranha.

Depois desses filmes o último lançado “O Espetacular Homem-Aranha”, em 2012 teve várias adaptações, a primeira como vimos foi no seu par romântico, deixando Gwen Stacy viva e não mostrando Mary Jane. Uma outra adaptação que deixa o filme mais real, saindo um pouco da ficção foi a “mão teia” que deixa de existir, nesse filme Peter Parker constrói um aparelho que solta teia, e não mais a teia sai de sua mão.  Uma outra mudança forte desse filme foi deixar de lado as lutas do herói para contar um pouco da historia romântica e como ele descobre onde o pai trabalhava, os vilões ficam para segundo plano. Essas mudanças ocorreram pois o diretor teve que mudar a seqüência dos filmes, os antigos autores queriam salários muito mais altos e os produtores queriam pagar menos e lucrar mais com o filme, assim os autores foram substituídos, podemos falar que é uma mudança cultural econômica que ocorre, todo mundo visa o lucro nos filmes.

A continuação do filme “O Espetacular Homem-Aranha 2” vai estrear em 2014, com mais adaptações, o filme vai mudar a roupa do herói deixando ela mais parecida com os quadrinhos e continuar mostrando o romance de Peter e Gwen.

ultima segundo

Anúncios