Cine Tela Brasil – Cinema Itinerante

O “Cine Tela Brasil” é um projeto de cinema itinerante, criado pelo casal Laís Bodansky e Luiz Bolognesi. Surgiu a partir da ideia de se fazer uma viagem por inúmeras regiões, em sua maioria pobres, do Brasil levando em uma pick-up alguns poucos equipamentos, um projetor e promovendo sessões de curta – metragens ao ar livre para os povoados locais. Este modelo inicial recebeu o nome de “Cine Mambembe” que, após o retorno da grande viagem realizada pelo casal de cinéfilos, tornou-se um documentário.

Imagem

Mais tarde, após o sucesso do “Cine Mambembe” e o apoio de muitos interessados pelo projeto, a ideia alcançou grandes dimensões, tornando-se uma verdadeira sala de cinema ambulante, levando cultura e lazer para diversas regiões do país. O que inicialmente era uma pick-up e um projetor, basicamente, transformou-se em um caminhão, tardiamente dois, com telão, iluminação, sistema de projeção e todo um aparato de lonas e coberturas para ambientar uma verdadeira sala de cinema. A partir de então, o projeto ganhou o nome de “Cine Tela Brasil”.

ImagemImagem

O projeto foi pioneiro em diversos pontos, um deles por criar a primeira sala de cinema do país que, de fato, anda. Outro por pensar principalmente na periferia, pois, realizando as sessões gratuitamente, grande parte do público atingido pelo “Cine Tela Brasil” tem a oportunidade de ter a experiência de ver um filme no cinema pela primeira vez na vida.

De acordo com o casal, o trabalho realizado por eles representa muito pouco perto do que deveria existir e ser investido relacionado a cinema e cultura no país. Essa, além de ser uma das principais críticas apontadas por eles, foi fator decisivo para início do projeto.

Anúncios