Batman

Batman é um personagem que teve sua história contada a partir de quadrinhos e do cinema. O super heroi também é conhecido pelo seu alter ego Bruce Wayne, um empresário bilionário e filantropo.
Em sua infância, Bruce Wayne, passou por dois momentos marcantes, o primeiro foi ao cair em uma caverna, habitada por morcegos, no arredores de sua mansão passando por momentos de terror, e mesmo sendo salvo por seu pai, Bruce não conseguiu mais sentir-se seguro no mundo. O segundo momento foi o assassinato de seus pais, que ocorreu anos depois em um beco localizado atrás do cinema onde sua família havia acabado de assistir “A marca do Zorro”.
Bruce recebeu o apoio de tio, Philip Wayne, e de seu mordomo, Alfred Pennyworth, para superar a perda de seus pais, mas isso nunca foi o suficiente para desaparecer o desejo de vingança de Bruce. Dessa forma o garoto fez um juramento junto ao túmulo de seus pais dizendo que nenhum inocente iria sofrer a dor que ele estava sentindo e passou a fazer um rígido treinamento com a finalidade de atingir um alto grau físico e mental. Após alguns anos viajando pelo mundo em busca de conhecimentos que o ajudasse a combater os criminosos, Bruce retorna a Gotham City decidido a enfrentar os criminosos. Em uma noite em sua mansão, Bruce relembra o acidente de seus pais e nesse mesmo instante um grande morcego entra em sua casa atravessando sua janela e a deixando em cacos. Nesse momento nasce Batman, o cavaleiro das trevas.

177753

Batman foi criado primeiramente como uma história em quadrinhos e seu desenhista Bob Kane era fã de histórias de vampiros, por isso criou o super heroi sombrio e com roupas negras.
A primeira versão cinematográfica foi a série sobre o heroi lançada em 1943 e o ator Lewis Wilson foi o responsável pelo papel de Batman, mesmo sem possuir um porte de heroi.
Em 1949, houve uma segunda versão dessa série e os herois possuiam um perfil desengonçado, característica do cinema dessa época.
O primeiro filme é uma versão muito conhecida de 1966, com Adam West, onde algumas característica ficaram marcadas assim como seu uniforme em malhas colantes e shorts destacado e um telefone vermelho. Essa versão foi conhecida por seu jogo de cores bem pop e onomatopeias desenhadas na tela (ex: pow! Sock!) típicas do humor da época.
Após esse filme ainda tiveram outros lançados nos anos de 1989, 1992, 1995, 1997, 2005, 2008 e o último lançado em 2012 que levou o nome de “O cavaleiro das trevas ressurge”.

468px-Batman_skins

Assim como o Superman, a personalidade do alter ego de Batman sofreu alterações ao longo do tempo. As histórias mais recentes apresentam Bruce como um playboy preguiçoso e Batman com um perfil mais sombrio e forte, sendo que nas histórias mais antigas Bruce era apresentado com um homem maduro e responsável e fazendo da identidade dele dominante sobre a de Batman, ao contrário do que é contado hoje.
Batman é um super heroi mais parecido com os seres humanos, pois ele não possui poderes especiais, suas habilidades estão ligadas à sua dedicação como atleta e sua esperteza, ele também faz uso de um cinto que possui diversas utilidades que o ajudam a escapar de situações de risco.
Algumas mudanças são adaptações a realidade da sociedade, pois os valores sofrem alteração com o passar do tempo e se antigamente uma personalidade mais madura e responsável era mais atrativa por ser parecida com a do público, hoje uma personalidade mais superficial atraí mais o público por ser essa a realidade do público-alvo.

Anúncios